Boletim anual do Ipea cita estudo “A Educação Não Pode Esperar”
Pesquisa do Iede e do Instituto Rui Barbosa é mencionada na seção de Educação do documento
Diversos dados do estudo “A Educação Não Pode Esperar”, feito por nós do Iede em parceria com o Comitê Técnico da Educação do Instituto Rui Barbosa (CTE/IRB) e 26 Tribunais de Contas brasileiros, foram citados no boletim anual de acompanhamento de políticas públicas do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea).
Composto por dez capítulos, o boletim passa por diversas áreas como previdência social, igualdade de gênero e cultura. No capítulo 4, que se dedica à pauta da educação, destacam-se as principais medidas adotadas em 2019 e 2020 na Educação Básica e Superior e os efeitos sobre as políticas públicas de educação no contexto da pandemia. Neste capítulo, o estudo “A Educação Não Pode Esperar” é mencionado.
A pesquisa, publicada em 2020, mapeou ações relacionadas à pandemia da Covid-19 em 232 redes municipais e 17 redes estaduais de ensino. Os dados foram coletados entre maio e junho de 2020, por meio de questionários on-line e entrevistas com secretários ou técnicos das secretarias de Educação.
O boletim do Ipea traz informações como:
- 83% das redes de ensino afirmaram ter adotado políticas relacionadas à distribuição de merenda ou ao repasse de vouchers aos pais ou aos responsáveis dos alunos durante a suspensão das aulas;
- 82% adotaram alguma estratégia para ofertar conteúdos pedagógicos durante a pandemia;
- 39% das redes municipais que participaram da pesquisa afirmaram oferecer algum tipo de formação aos professores para elaboração e execução das atividades remotas, assim como quatorze das dezessete redes estaduais que participaram da pesquisa.
Leia o documento do Ipea na íntegra aqui
Acesse o estudo “A Educação Não Pode Esperar”