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Esta página traz livretos, análises e artigos sobre o desempenho dos estudantes brasileiros no Saeb, no Ideb, no Pisa e no Pirls, além de dados do Indicador de Permanência Escolar, criado pelo Iede para mensurar o total de crianças e jovens que abandonam a escola sem ter concluído a Educação Básica.

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Contribuições ao Debate - Banda B 30/11/2022

Número de jovens que terminam ensino médio com aprendizagem adequada em matemática está acima da média nacional no PR

Dados são de um estudo de Interdisciplinaridade e Evidências no Debate Educacional (Iede) feito com base nos resultados do Sistema de Avaliação Básica (Saeb) de 2021

30/11/22 às 18h12

Por Rodrigo Silva e Douglas Pimentel, da Banda B

Cerca de 7,16% dos jovens do Paraná que já completaram o ensino médio tiveram aprendizagem adequada em matemática. Os números são de um estudo do Interdisciplinaridade e Evidências no Debate Educacional (Iede) feito com base nos resultados do Sistema de Avaliação Básica (Saeb). O resultado está acima da média nacional, já que, no Brasil, apenas 5% dos estudantes que finalizaram essa etapa tiveram aprendizado adequado.

Dos cerca de 2 milhões dos jovens que concluem essa etapa do ensino, mais de 1,9 milhão deles deixam a escola sem conseguir, por exemplo, resolver problemas de porcentagem ou usar o Teorema de Pitágoras. O percentual de aprendizado mais alto do país está no Espírito Santo com 11,2%. Quatro estados brasileiros sequer chegam a 2% de eficiência no ensino da matemática. Leia a reportagem completa na Banda B.