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Contribuições ao Debate - Iede 09/09/2024

Assista ao webinário internacional sobre o QEdu Países e a análise comparativa na formulação de políticas educacionais

Gravação, em espanhol, está disponível para interessados na discussão

A plataforma QEdu Países foi tema de um webinário internacional, que contou com a participação de especialistas em educação do Chile, México e Brasil. Com o título QEdu – la relevancia del análisis comparativo en la formulación de políticas educativas, o evento, realizado dia 27 de agosto de 2024, foi uma parceria entre o Iede e o Programa de Mestrado em Gestão e Políticas Públicas da Universidade do Chile (MGPP). Assista à gravação (em espanhol) aqui, ao final deste texto.

Entre as questões debatidas pelos especialistas está como o QEdu Países pode ajudar na compreensão da situação educacional dos países da América Latina e das desigualdades existentes entre eles. Luana Bunese e Lucas Landin, coordenadores das plataformas QEdu no Iede, apresentaram a plataforma QEdu Países, mostrando os diversos estudos e avaliações disponíveis no portal, e como acessar essas informações para diferentes países, comparando seus resultados. “O webinário serviu como ponto de conexão entre atores de distintos países da América Latina que, juntos, puderam refletir sobre os dados educacionais de cada nação a partir de uma perspectiva comparada. É exatamente essa a missão do QEdu Países, o que tornou o evento muito produtivo”, explica Lucas.

O webinar também contou com a participação de Máximo Quiero, professor do Mestrado em Gestão e Políticas Públicas (MGPP) da Universidade do Chile, Mariana Cruz Murueta, coordenadora do Hub Regional da USAID para América Latina e Caribe (USAID-ALC) da Plataforma Global Liderando através da Aprendizagem, e Mariana Huepe Follert, oficial de Assuntos Sociais na Divisão de Desenvolvimento Social da Comissão Econômica para América Latina e Caribe (CEPAL), além da mediação de Cristian Leyton, PhD em Política Social e Subdiretor do Mestrado em Gestão e Políticas Públicas (MGPP) da Universidade do Chile. Assista ao debate completo no vídeo abaixo.