Análise | 21 escolas tiram nota 10 em indicador do MEC: por que isso acende um alerta?
Por Bruna Alves Soares e Ernesto Martins Faria
09/09/2024 – 20h00
Foram divulgados os resultados de 2023 do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), o principal indicador de qualidade da educação básica no Brasil. Nessa divulgação, em agosto, algo não esperado ocorreu: a existência de 21 escolas de anos iniciais do ensino fundamental que alcançam um Ideb 10, o maior valor possível.
Houve, pela primeira vez desde a criação do Ideb, em 2007, uma rede de ensino que obteve índice 10. Já nos anos finais, observou-se, também de forma inédita, duas redes de ensino com Ideb acima de 9.
A partir desses dados, em 4 de setembro, o Ministério da Educação (MEC) fez uma cerimônia para reconhecer as 21 unidades de ensino que chegaram ao índice máximo. Este ato contou, inclusive, com o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva.
Reconhecemos o esforço de professores e gestores na melhoria da educação pública e o Ideb dessas escolas reflete avanços importantes no monitoramento da aprendizagem. Contudo, a condecoração pública somente delas é um equívoco, que não leva em consideração limitações do indicador e tampouco aponta na direção da educação que devemos almejar.