Consideramos que há quatro aspectos fundamentais para a realização de boas pesquisas em Educação: atenção ao contexto educacional, aplicabilidade, rigor metodológico e boa comunicação com o público alvo. Nesta página, reunimos todos os nossos estudos, organizando-os por temáticas.

CLIQUE E SAIBA MAIS +

Esta página traz livretos, análises e artigos sobre o desempenho dos estudantes brasileiros no Saeb, no Ideb, no Pisa e no Pirls, além de dados do Indicador de Permanência Escolar, criado pelo Iede para mensurar o total de crianças e jovens que abandonam a escola sem ter concluído a Educação Básica.

CLIQUE E SAIBA MAIS +
PT
Contribuições ao Debate - Estadão 10/09/2024

Análise | 21 escolas tiram nota 10 em indicador do MEC: por que isso acende um alerta?

Principal medidor de qualidade da educação básica no Brasil, Ideb foi criado em 2007. Resultados mais recentes foram divulgados pelo governo em agosto

Por Bruna Alves Soares e Ernesto Martins Faria

09/09/2024 – 20h00

Foram divulgados os resultados de 2023 do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), o principal indicador de qualidade da educação básica no Brasil. Nessa divulgação, em agosto, algo não esperado ocorreu: a existência de 21 escolas de anos iniciais do ensino fundamental que alcançam um Ideb 10, o maior valor possível.

Houve, pela primeira vez desde a criação do Ideb, em 2007, uma rede de ensino que obteve índice 10. Já nos anos finais, observou-se, também de forma inédita, duas redes de ensino com Ideb acima de 9.

A partir desses dados, em 4 de setembro, o Ministério da Educação (MEC) fez uma cerimônia para reconhecer as 21 unidades de ensino que chegaram ao índice máximo. Este ato contou, inclusive, com o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva.

Reconhecemos o esforço de professores e gestores na melhoria da educação pública e o Ideb dessas escolas reflete avanços importantes no monitoramento da aprendizagem. Contudo, a condecoração pública somente delas é um equívoco, que não leva em consideração limitações do indicador e tampouco aponta na direção da educação que devemos almejar.