Consideramos que há quatro aspectos fundamentais para a realização de boas pesquisas em Educação: atenção ao contexto educacional, aplicabilidade, rigor metodológico e boa comunicação com o público alvo. Nesta página, reunimos todos os nossos estudos, organizando-os por temáticas.

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Esta página traz livretos, análises e artigos sobre o desempenho dos estudantes brasileiros no Saeb, no Ideb, no Pisa e no Pirls, além de dados do Indicador de Permanência Escolar, criado pelo Iede para mensurar o total de crianças e jovens que abandonam a escola sem ter concluído a Educação Básica.

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Contribuições ao Debate - Agência Brasil 01/12/2022

Brasil tem desafios no ensino de matemática e língua portuguesa

01/12/2022 às 19h13

Por Eliane Gonçalves, da Rádio Nacional

Os estudantes da maioria das escolas brasileiras tem entre 3 a 4 anos de defasagem de ensino em comparação com os estudantes dos países da OCDE, que reúne os países mais ricos do mundo. O cenário é ruim, mas é ainda pior na área de matemática.

Apenas 37% dos estudantes que terminaram o 5º ano do ensino fundamental conseguiram um nível de aprendizado adequado de matemática. Em língua portuguesa esse índice chega a pouco mais da metade. Os resultados são do SAEB, o Sistema de Avaliação da Educação Básica.

A situação fica ainda mais grave à medida que avançam os anos de escolaridade. No 9º ano, o último do ensino fundamental, cai para 15% a proporção de alunos com formação adequada em matemática. No terceiro ano do ensino médio, a proporção é de apenas 5% dos alunos.

Para Cleyton Gontijo, professor do departamento de matemática da UNB, o cenário é preocupante e exige um esforço concentrado de todas as esferas de governo.

A desigualdade é outro desafio da educação brasileira. Enquanto entre os estudantes de pele branca, 56% tiveram aprendizado de matemática adequado, entre os de pele preta esse índice ficou em cerca de 30%.

Para Ernesto Faria, diretor do IEDE, um centro de pesquisas que mapeia boas práticas de educação no Brasil e um dos fundadores da plataforma QEDU, diminuir a desigualdade passa pelo enfrentamento ao racismo. Veja a matéria completa na Agência Brasil.