A urgência de olhar para a Matemática no PNE
Por Beatriz Alqueres e Ernesto Faria*
15/08/2025
Em debate na Câmara dos Deputados, o texto do Plano Nacional da Educação (PNE), que estabelece metas e estratégias que devem guiar as políticas educacionais do Brasil até 2034, tem uma ausência preocupante: a falta de menção à aprendizagem de Matemática na Educação Básica. O único registro encontra-se no objetivo 13, relacionado ao Ensino Superior.
Dados os enormes desafios que o Brasil enfrenta na área, com apenas 5% dos estudantes da rede pública concluindo o 3º ano do Ensino Médio com aprendizado adequado na disciplina, esta é uma grave omissão. Afinal, a aprendizagem de Matemática ao longo da Educação Básica não está relacionada apenas ao sucesso escolar, mas à aquisição de habilidades fundamentais para a vida.
Leia o artigo completo no jornal Valor Econômico.
*Beatriz Alqueres é gerente-executiva de advocacy no Instituto Ayrton Senna.
Ernesto Martins Faria é diretor executivo do Interdisciplinaridade e Evidências no Debate Educacional (Iede).