Consideramos que há quatro aspectos fundamentais para a realização de boas pesquisas em Educação: atenção ao contexto educacional, aplicabilidade, rigor metodológico e boa comunicação com o público alvo. Nesta página, reunimos todos os nossos estudos, organizando-os por temáticas.

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Esta página traz livretos, análises e artigos sobre o desempenho dos estudantes brasileiros no Saeb, no Ideb, no Pisa e no Pirls, além de dados do Indicador de Permanência Escolar, criado pelo Iede para mensurar o total de crianças e jovens que abandonam a escola sem ter concluído a Educação Básica.

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Contribuições ao Debate - 28/08/2020

Coluna do Rodrigo Ratier: Escolas precisam buscar quem não estudou na pandemia, diz pesquisa

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Por Rodrigo Ratier, no ECOA, UOL

Um levantamento das medidas para a volta às aulas em 20 redes públicas de ensino revela planejamentos frágeis e pouco detalhamento para a reabertura das escolas. O ponto mais sensível é o combate à evasão. Faltam ações concretas para evitar o abandono escolar, efeito esperado pelos especialistas após mais de cinco meses de paralisação das atividades presenciais. “Os desafios são enormes. Há muitas questões a se pensar na volta às aulas. A sanitária é a mais evidente, mas os aspectos de permanência e aprendizado precisam ser olhados com cuidado”, explica Ernesto Martins Faria, diretor-fundador do Instituto Interdisciplinaridade e Evidências no Debate Educacional (Iede), entidade responsável pela sondagem, em parceria com o Comitê Técnico de Educação do Instituto Rui Barbosa.

Em julho e agosto, o Iede avaliou seis temas relacionados ao retorno às aulas: protocolos sanitários, ações para lidar com o impacto emocional da pandemia, medidas contra abandono e evasão, cumprimento do currículo, diagnóstico das defasagens e estratégias para a Educação Infantil. Os pesquisadores estabeleceram uma escala de cores para classificar a evolução das medidas em cada área. Em nenhum dos seis temas as redes chegaram ao verde-escuro, a melhor gradação possível. O resultado é preocupante porque as 20 redes foram selecionadas pelos bons resultados no Ensino Fundamental ou por terem se destacado durante o período de aulas a distância. Combate à evasão, o ponto mais sensível, recebeu cor vermelha, equivalente à pior escala.  Leia o texto completo no UOL

Acesse o estudo “Planejamento das redes de ensino para a volta às aulas presenciais: saúde, permanência e aprendizado” na íntegra

Acesse um resumo com os principais pontos da pesquisa

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