Consideramos que há quatro aspectos fundamentais para a realização de boas pesquisas em Educação: atenção ao contexto educacional, aplicabilidade, rigor metodológico e boa comunicação com o público alvo. Nesta página, reunimos todos os nossos estudos, organizando-os por temáticas.

CLIQUE E SAIBA MAIS +

Esta página traz livretos, análises e artigos sobre o desempenho dos estudantes brasileiros no Saeb, no Ideb, no Pisa e no Pirls, além de dados do Indicador de Permanência Escolar, criado pelo Iede para mensurar o total de crianças e jovens que abandonam a escola sem ter concluído a Educação Básica.

CLIQUE E SAIBA MAIS +
PT
Avaliações e Indicadores - TIMMS 10/12/2024

QEdu Países traz dados sobre as avaliações TIMSS E PIRLS

Dados do TIMSS recém divulgados mostram tamanho do desafio do Brasil com a aprendizagem de Matemática

Os resultados do Estudo Internacional de Tendências em Matemática e Ciências (TIMSS, na sigla em inglês), que mede a aprendizagem de estudantes do 4º e 8º ano do Ensino Fundamental, já estão disponíveis para consulta no QEdu Países.

Print mostra página do TIMSS e PIRLS no QEdu Países (paises.qedu.org.br)

Na página, é possível comparar o desempenho dos alunos brasileiros com o de estudantes de diversos outros países nas duas disciplinas e nas duas etapas incluídas no TIMMS. O site também cria gráficos para os países que o usuário deseja analisar. Outra possibilidade é comparar a média das notas dos percentis dos estudantes participantes de cada País.

Os resultados do Estudo Internacional de Progresso em Leitura (PIRLS, na sigla em inglês), que avalia a competência leitora dos alunos do 4º ano do Ensino Fundamental, também foram publicados no QEdu Países. Da mesma forma, é possível fazer diversas comparações entre países, gerar gráficos e analisar a pontuação dos percentis.

Os dois estudos são organizados pela Associação Internacional para a Avaliação do Desempenho Educacional (IEA) e foram foco de análises do Iede.  Leia mais sobre eles na página TIMMS e PIRLS.

O QEdu é um portal de dados educacionais abertos, com mais de 10 milhões de acessos por ano, em que é possível obter informações sobre a aprendizagem dos estudantes, o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de cada localidade, taxas de rendimento, de distorção idade-série, infraestrutura das escolas, dados contextuais e estudos, que fornecem um panorama detalhado sobre a Educação Básica brasileira. Desde 2020, o QEdu é gerido pelo Iede, responsável por sua reestruturação e criação das plataformas QEdu Gestão e QEdu Países. Esta reúne informações detalhadas sobre o desempenho dos países, incluindo o Brasil, em avaliações e estudos internacionais.  Consulte aqui os dados do TIMMS e PIRLS no QEdu Países.

Acesse também:

Estadão: Análise | Como tirar o Brasil dos últimos lugares do ranking global de Matemática? 
Folha de S.Paulo – Artigo | Resultado de novo estudo confirma cenário crítico da educação brasileira desde os anos iniciais
Correio Braziliense – Opinião | TIMSS 2023: mais de 15% dos alunos não conseguiram fazer a prova
G1 – Metade dos alunos brasileiros de 9 anos não sabe resolver tabuada ou contas como ‘100 + 210’, mostra estudo internacional
O Globo –  Teste internacional: 51% dos alunos brasileiros não aprende o básico em Matemática já no 4º ano do ensino fundamental
Folha de S.Paulo – Mais da metade dos alunos chega ao 4º ano sem saber fazer contas de multiplicar e dividir