Consideramos que há quatro aspectos fundamentais para a realização de boas pesquisas em Educação: atenção ao contexto educacional, aplicabilidade, rigor metodológico e boa comunicação com o público alvo. Nesta página, reunimos todos os nossos estudos, organizando-os por temáticas.

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Esta página traz livretos, análises e artigos sobre o desempenho dos estudantes brasileiros no Saeb, no Ideb, no Pisa e no Pirls, além de dados do Indicador de Permanência Escolar, criado pelo Iede para mensurar o total de crianças e jovens que abandonam a escola sem ter concluído a Educação Básica.

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Contribuições ao Debate - 23/11/2017

A Tribuna, Vitória-ES: Ensino médio terá resultado em 2018

Por Rafael Gomes

Pela primeira vez desde que foi criado, o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) vai avaliar a qualidade  de todas as escolas públicas de ensino médio. Isso porque a Prova Brasil foi aplicada para as escolas de ensino médio entre os dias 23 de outubro e 3 de novembro. O resultado será divulgado em julho do próximo ano.

Para o secretário de Estado de Educação, Haroldo Corrêa Rocha, o Espírito Santo teve ter índices positivos por conta da criação da Escola Viva. “Nossa expectativa é alta, pois todas as 17 Escolas Vivas fizeram a prova. Na nossa avaliação interna –Programa de Avaliação da Educação Básica (PAEB) –, elas tiveram pontuação mais alta do que
as outras escolas”, comentou.

Até então, a Prova Brasil era aplicada por amostra no Ensino Médio, com escolas e alunos escolhidos de forma aleatória. Na última prova aplicada, em 2015, apenas 72.575 estudantes do 3º ano do ensino médio do País foram
avaliados. Com isso, o ranking não era por escola, e sim por Estado. Em 2015, o Espírito Santo ficou em quarto.
“A nossa expectativa agora é subir, ficar até em terceiro, segundo ou primeiro”, disse Haroldo Corrêa Rocha.

Para o diretor do Instituto Interdisciplinaridade e Evidências no Debate Educacional (Iede), Ernesto Martins, a divulgação do índice para as escolas de ensino médio será importante para que cada instituição faça um planejamento para buscar mais qualidade. “Tendo dados individuais das escolas, elas vão poder pensar nas melhorias. Isso vai ajudar que elas tenham um norte para evoluir mais. Até então, não temos os dados  individuais das escolas de ensino médio”, afirmou.

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