Consideramos que há quatro aspectos fundamentais para a realização de boas pesquisas em Educação: atenção ao contexto educacional, aplicabilidade, rigor metodológico e boa comunicação com o público alvo. Nesta página, reunimos todos os nossos estudos, organizando-os por temáticas.

CLIQUE E SAIBA MAIS +

Esta página traz livretos, análises e artigos sobre o desempenho dos estudantes brasileiros no Saeb, no Ideb, no Pisa e no Pirls, além de dados do Indicador de Permanência Escolar, criado pelo Iede para mensurar o total de crianças e jovens que abandonam a escola sem ter concluído a Educação Básica.

CLIQUE E SAIBA MAIS +
PT
Contribuições ao Debate - Iede 31/05/2021

Vídeo: QEdu Gestão facilita a análise de dados educacionais e a identificação de redes prioritárias

Ajudar os gestores a identificar os pontos fortes de suas redes bem como aqueles que requerem mais atenção, contribuindo para a criação políticas educacionais que promovam mais qualidade e equidade. Essa é a missão do QEdu Gestão, uma nova plataforma do portfólio QEdu, lançada pelo Interdisciplinaridade e Evidências no Debate Educacional (Iede) e a Fundação Lemann com apoio do Instituto de Estudos Avançados da USP de Ribeirão Preto (IEA-RP/USP) e a B3 Social.

Além da análise de dados nacionais, de bases como o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) e o Censo Escolar, os gestores podem inserir novas informações na plataforma, customizando-a da forma que quiserem. A intenção é possibilitar análises mais rápidas e eficazes de acordo com o que é mais importante para cada usuário.

O uso da plataforma é gratuito. Os interessados devem preencher um formulário para que seja estabelecida uma parceria com o Iede, já que cada rede ou escola tem seu próprio login e senha, e pode optar por deixar suas informações públicas ou privadas. A Cátedra Sérgio Henrique Ferreira, do IEA-RP/USP, produziu análises focadas nas cidades brasileiras de médio porte, que estão abertas ao público e podem ser acessadas aqui.

Assista ao vídeo a seguir e entenda como a plataforma funciona: