Consideramos que há quatro aspectos fundamentais para a realização de boas pesquisas em Educação: atenção ao contexto educacional, aplicabilidade, rigor metodológico e boa comunicação com o público alvo. Nesta página, reunimos todos os nossos estudos, organizando-os por temáticas.

CLIQUE E SAIBA MAIS +

Esta página traz livretos, análises e artigos sobre o desempenho dos estudantes brasileiros no Saeb, no Ideb, no Pisa e no Pirls, além de dados do Indicador de Permanência Escolar, criado pelo Iede para mensurar o total de crianças e jovens que abandonam a escola sem ter concluído a Educação Básica.

CLIQUE E SAIBA MAIS +
PT
Contribuições ao Debate - Iede 15/08/2023

Relatório anual 2022: conheça os projetos e pesquisas do Iede

O ano de 2022 foi um de grandes conquistas para o Iede e para o QEdu – plataforma de dados educacionais que gerimos desde 2020. O Iede completou cinco anos, com a consolidação de importantes parcerias, realização de múltiplos projetos e estudos e a publicação de um livro. Já o QEdu completou 10 anos de serviços prestados à Educação, data comemorada num grande evento presencial realizado em São Paulo, reunindo pesquisadores, educadores, jornalistas e secretários de Educação. Além disso, a plataforma alcançou a marca de 8,2 milhões de acessos no último ano. Também lançamos novas páginas no QEdu e incluímos importantes estudos internacionais no QEdu Países, como o Education at a Glance e a Teaching and Learning International Survey (Talis).

No Iede, entre diversas ações, lançamos o livro “Ensino público com bons resultados”, realizamos a pesquisa “Respostas Pedagógicas sobre o Impacto da Pandemia na Aprendizagem dos Estudantes” e iniciamos o programa Multiplicadores de Evidências (Mevi). Também ajudamos a qualificar o debate educacional sobre os resultados do Saeb e do Ideb 2021 e avançamos nas discussões sobre a revisão do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), que resultou na publicação do documento “Propostas e reflexões para o novo Ideb”. Ainda colaboramos em discussões sobre a LGPD, a proteção de dados e o acesso à informação e criamos o Iede Pedagógico.

Outro motivo de grande alegria foi termos trabalhado junto a organizações que admiramos e respeitamos, como Fundação Lemann, B3 Social, Itaú Educação e Trabalho, Instituto de Estudos Avançados da USP de Ribeirão Preto (IEA-RP/USP), UNICEF Brasil, Instituto Gesto, Fundação Roberto Marinho, Movimento pela Base, Vetor Brasil, Centro de Inovação para a Educação Brasileira (Cieb), Fundação Telefônica Vivo, União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), Instituto Península, Instituto Sonho Grande, entre muitas outras.

Acesse nosso Relatório anual 2022 para conhecer mais sobre nossos projetos e pesquisas.